Escritora Thailane Nascimento

Neste blog você encontrará resenhas de livros, filmes. Aprenderá sobre Física, Filosofia, Religião, entre outros assuntos.


O Tao Te Ching é um livro Taoista. O termo taoísta é formado por dois ideogramas chineses: Tao que significa caminho, exprimindo a idéia de origem de todas as coisas; e Diao que significa ensinamento. Portanto, taoísmo corresponde à tradição que vem do passado, que revela a origem. Por isso, o Caminho da Imortalidade, objetivo dos taoístas, é denominado Via do Retorno, indicando a volta ao princípio. Nesse caminho, a virtude se efetiva através da mediação de consciência e da compreensão dinâmica do universo para resgatar a ordem natural da vida.
 A escola taoísta tem como base o estudo de três obras, simbolizadas na imagem de uma árvore. A raiz é o I Ching O Livro das Mutações, o tronco é o Tao Te Ching Livro do Caminho e da Virtude e a flor é o Nan Hua Ching O Livro da Flor do Sul. O Tao Te Ching é a estrutura central do taoísmo. Os três tesouros do Taoísmo são a humildade, a simplicidade e a afetividade.

Ensinamentos:

Não-aspiração= Ausência de intenção.
Aspiração= Manutenção do caminho.
Wu Wei= Não-ação; ação sem intenção.
Wu Yen=Não-palavra; palavra sem intenção.

O Tao te ensina a viver o aqui e o agora e a reconhecer a sua simplicidade natural. O taoísmo ensina a agir pelo não agir. Quando estamos com duvidas, agimos por impulsão, então fazemos coisas que nos arrependemos no futuro. Encha sua vitalidade, enfraqueça sua vontade e desejos. Seja suave e constante, usufruindo sem se apressar. Viva com bondade. Pense com bondade. Conviva com bondade. Governe com bondade. Realize com a bondade de quem é capaz. Aja com todo o tempo. Não dispute, assim não haverá rivalidade. Purifique através do conhecimento. Ame o povo. Ilumine e clareie as pessoas. Cultive sem dominar. Seja sutil, misterioso e despertado. Compreenda as pessoas. Seja cauteloso, reservado, solúvel, genuíno. O silêncio é a chave do sucesso. Tenha justiça.
A filosofia do sábio é o silencio. É melhor ficar em silencio do que falar coisas desnecessárias. Freie a língua e ative os ouvidos. Tenha confiança em você e abrace a simplicidade, reduza o egoísmo e diminua os desejos. Ignore o ego!
Falar pouco é o natural. Nenhuma tristeza dura para sempre. Nem o céu e nem a Terra podem produzir coisas duráveis, quanto mais os seres humanos. Se iguale ao caminho e adquira a virtude. Permita a plenitude. Seja reto, renove a cada dia. Não se vanglorie; não se exalte; não dispute, assim não haverá rivalidade.
Respire devagar. Ande devagar. Veja com bondade. Seja independente e inalterável. Não deixe imperfeições para criticas. Não abandone as coisas.
Tenha capacidade de escolha, autodeterminação, e consciência critica. Administre pensamentos, idéias, imagens mentais e fantasias. Tenha concentração, observação, dedução, indução. Duvide, questione. Gaste dez minutos passeando dentro de você. Esqueça as preocupações, pense, reflita e questione, proteste contra cada idéia perturbadora. Ninguém pode invadir seu espaço sem que você permita. Pergunte-se: Quem sou eu? Onde estou? O que sou? O que quero? Qual o meu papel como ser humano e ser social?
Elogie antes de criticar. Tenha reações generosas e surpreendentes. Fale menos e aja mais. Economize argumentos.
            Descubra quem você ama. Interesse-se pelos seus interesses, pergunte suas dificuldades, seus dias mais difíceis, mostre preocupação. Pense antes de reagir. Seja fiel a sua consciência. Pratique a oração do sábio: o silencio. Não tenha a atitude bateu-levou. Não seja escravo do que os outros pensam ou falam de você. Não há sucesso que dure para sempre, nem fracasso que seja eterno. Enfrente obstáculos, barreiras, dificuldades, crises, com flexibilidade, maleabilidade e reflexibilidade. Use as decepções e as adversidades para construir.
Se doe, cuide e proteja os outros. Rompa com o individualismo e tenha prazer em contribuir a sociedade. Participe de atividades sociais. Descubra o mundo que há dentro de você. Não viva a história dos outros. Seja generoso, influenciador, solidário, tolerante, afetivo, paciente e tranqüilo. Expresse o que sente e pense com respeito. Trabalhe em equipe e tome cuidado com o tom de voz, a pressão e a insistência, deixe fluir o raciocínio. Tenha prazer em elogiar as pessoas e contribuir com os outros. Surpreenda a si e aos outros. Valorize e agradeça a todas as pessoas que te ajudam. Não sinta ciúmes ou inveja, tenha prazer com o sucesso dos outros. Tenha romantismo pela vida. Não exija o que os outros não podem dar. Doe-se sem esperar o retorno. Entenda que por detrás de uma pessoa que fere há uma pessoa ferida. Faça uma coisa de cada vez.
            Seja humilde, não tente manipular o mundo. Você só pode ser uma coisa só. Elimine o excesso, a opulência e a complacência. Seja determinado, porém cauteloso. Não utilize a força para conquistar. Não se orgulhe, se glorifique ou se envaideça, tenha harmonia com a natureza. Passei por dentro de você, pois quem conhece o homem é inteligente, e quem conhece a si mesmo é iluminado.
            Estabeleça limites do que quer conseguir e foque seus interesses na transformação dos seus objetivos em resultado.
            Seja você mesmo, não esconda o que pensa e acredite. Adapte-se, tenha jogo de cintura e aprenda coisas novas.
            Tenha tranqüilidade, serenidade e supremacia. Ouça mais e fale menos. Inicie o fortalecimento, o amparo, o aumento e a iluminação. A virtude superior é a não-ação. O nobre utiliza a humildade como princípio. Alcançar o valor é aproximar-se do não-elogio. Não deseje o vulgar, seja simples como a pedra. A existência nasce da não-existência. Seja suave, para atuar no caminho. Quem sabe se contentar não se humilha. Quem sabe se conter não irá se exaurir. Sendo assim, poderá viver longamente.
            Tenha atitude sem apego. Faça o bem a todos, sem esperar o retorno. Seja sincero com todos. Aja cautelosamente, tenha olhos e ouvidos atentos. Desate os nós. Feche a boca. Harmonize-se com a luz. Transforme, enriqueça, retifique e simplifique. A tolerância governa a simplicidade e a tranqüilidade. Tente unir e cultivar os homens; tenha atitudes reverentes. Quem age fracassa, quem se apega perde. Não aja, espere.
            Enfrente sem inimizade, defenda sem lutar, não há desgraça maior do que humilhar o inimigo. Fale do modo mais fácil de compreender, e bastante fácil de praticar. Conheça a si mesmo, mas não se evidencia. Ama a si mesmo, mas não se estima. Não fale muito e seja bom em responder.
            Valorize a vida! Aja pelo não - agir. O homem ao nascer é tenro e brando, e ao morrer é rígido e duro. Nada é mais suave e brando que a água. A suavidade vence a força. O brando vence o duro. Não critique as pessoas. Favoreça, não prejudique. Faça, não dispute. 

0 comentários:

Postar um comentário