Escritora Thailane Nascimento

Neste blog você encontrará resenhas de livros, filmes. Aprenderá sobre Física, Filosofia, Religião, entre outros assuntos.


A habilidade comum entre todos os métodos de meditação é a capacidade de focalizar e acalmar a mente. Você pode meditar em qualquer lugar ou tempo, acessando uma calma interior não se importando com o que ocorre a sua volta. Você tem que aprender a dominar sua mente.
Os benefícios que a meditação trás são uma baixa pressão sanguínea, alívio do stress, capacidade de cura aumentada, melhora do humor e funções cerebrais, etc...
 Existem benefícios pessoais, como o aumento da consciência sobre tudo o que se passa a volta delas e uma sensação geral de ligação com pessoas e o meio.
Durante a meditação pode-se sentir vontade de fazer outra coisa. No entanto, com disciplina, vontade e treino, é uma atividade poderosa que pode melhorar muitos aspectos das nossas vidas.

Como meditar?

1-      Elimine as distrações: Tire um tempo só para si, sem que ninguém possa interromper.
2-      Organize-se e determine o tempo de meditação: É recomendável começar entre 5 e 15 minutos para principiantes.
3-      Descontraia: Faça exercícios de alongamento antes de começar.
4-      Sinta-se confortável: Não é obrigatório adotar a posição de Lótus. Pode sentar-se como quiser, apenas garanta uma coluna correta.
5-      Concentre-se: Use musica calma ou reprodução do som da natureza. Não pense em mais nada e concentre-se.
6-      Assuma o controle lentamente.
7-      Deixe os pensamentos passarem.
8-      Mantenha a coluna direita, para que a energia do seu corpo flua. Mantenha-se confortável.
9-      Sorria: Muitas mudanças podem influencias o seu humor e a forma de pensar e encarar a vida.
10-  Ao meditar você deve desfrutar cada segundo do processo, sem pensar no resultado final.
11-  Aprenda a controlar a fora como os pensamentos vêm e vão.
12-  Crie a rotina de meditar, e comece meditando duas vezes ao dia.

Passado algum tempo depois de você incluir essa rotina na sua vida, você vai começar a se sentir melhor, mas contente, em paz e feliz. Aceite o fato de no inicio sua mente parecer um caos, mas nunca desista.
Meditação é você conseguir controlar melhor a forma como você quer que sua mente funcione.
 O objetivo da meditação é tornar nossa mente calma e pacífica. Se treinarmos em meditação, aos poucos nossa mente vai se acalmar e teremos uma forma de felicidade cada vez mais pura. Por fim, conseguiremos permanecer contente todo o tempo, até nos dias difíceis.
Treinando em meditação, criamos espaço e clareza interiores, que nos capacita a controlar nossas mentes desequilibrada por uma mente estabilizada que está sempre feliz. Obtemos equilíbrio mental. Se treinarmos de maneira sistemática, seremos capazes de erradicar as desilusões, e desse modo atingimos o nirvana.
Primeiramente devemos escolher um local calmo, arejado e limpo. Depois devemos nos acomodar em uma posição confortável e fazer o relaxamento de todo o corpo.
O objetivo da meditação é controlar a mente, eliminando a agitação e o excesso de pensamentos, deixando a mente calma e tranqüila. Quando conseguimos alcançar a ausência de todos os pensamentos, experimentamos o Nirvana. Você deve deixar sua mente em total silencio, e o benefício virá depois. Experimente utilizar os koans na hora da meditação, que são problemas que a mente não consegue resolver. Quanto mais cansamos a mente, mas ela fica calma. Imagine situações que sua mente não poderá resolver. Lance perguntas e ordene que a mente responda, dessa forma a mente se sentirá pressionada e tentará achar a resposta, e se cansando ela chega a aquietação.
A mente tentará te enganar, mas insista para que ela obedeça e traga as respostas para o Koan. Diga que não é isso que está procurando e se concentre na resposta para o Koan. Qualquer resposta que a mente te trouxer estará errada, pois ela não sabe como responder um Koan.
 Respeite seus limites na prática da meditação, se você forçar demais sua mente, poderá ter dores de cabeça e tontura.

0 comentários:

Postar um comentário