Escritora Thailane Nascimento

Neste blog você encontrará resenhas de livros, filmes. Aprenderá sobre Física, Filosofia, Religião, entre outros assuntos.


Salomão pediu sabedoria a D’us, e com sua sabedoria e conhecimento ensinou ao povo o verdadeiro sentido de saber. Salomão tentou compreender a sabedoria, a loucura e a insensatez, e aprendeu que é inútil, pois quanto maior a sabedoria, maior os sofrimento e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto.
 
            Os prazeres não tem sentido. Rir é loucura e a alegria de nada vale. De que vale alegria, as festas, os prazeres humanos, os grandes projetos, se o homem não tiver sabedoria?
            Salomão não negou nada aos seus olhos e não recusou a dar prazer ao seu coração, e se alegrou em todo o seu trabalho e avaliou tudo o que suas mãos haviam feito e o trabalho que tanto se esforçava e percebeu que tudo é vaidade.
            A sabedoria é melhor que a insensatez, assim como a luz é melhor que as trevas. Acontece com o sábio o mesmo que acontece com o insensato. Nem o sábio, nem o tolo serão lembrados para sempre, no futuro ambos serão esquecidos.
            O trabalho árduo é inútil, pois um pode realizar seu trabalho com sabedoria, conhecimento e habilidade, mas terá que deixar tudo o que possui como herança para alguém que não se esforçou por aquilo. Isso é absurdo e injusto. Durante toda a vida, seu trabalho é pura dor e tristeza, mesmo a noite a sua mente não descansa.
Tudo há seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de ficar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de paz e tempo de guerra.
Salomão descobriu que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.
O destino do homem é o mesmo que o destino do animal. Assim como morre o animal, morre o homem. Todos têm o mesmo fôlego de vida; o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Todos vão para o mesmo lugar, vieram do pó e ao pó voltarão. Não há nada melhor para o homem do que desfrutar o seu trabalho, porque essa é a sua recompensa, pois não poderá ver depois da morte.
Salomão viu lágrimas dos oprimidos, mas sem quem os console. E por este motivo, considerou os mortos mais felizes que os vivos, pois estes ainda têm que viver. No entanto, melhor que ambos é aquele que ainda não nasceu, pois não viu o mal.
            Todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas. E isso é absurdo. O tolo cruza os braços e destrói a própria vida. Melhor é ter pouco, mas com tranqüilidade, do que muito a custa de muito esforço.
            É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque é maior a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, terá ajuda para se levantar. Se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem se defender. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.
            Melhor é um jovem sábio e pobre, do que um reio idoso e tolo que não aceita repreensão. Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração. Quando fizer um voto, cumpra-o sem demora. É melhor não fazer o voto, do que fazer e não cumprir. Não permita que sua boca o faça pecar.
            Quem ama o dinheiro, jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas, jamais ficará satisfeito com seus rendimentos. Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem.
            O sono do trabalhador é tranqüilo, quer coma pouco, quer coma muito, mas a fartura de um rico não lhe dá tranqüilidade para dormir. O homem saiu nu do ventre de sua mãe e como veio, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo. Aceita a sua sorte e desfruta o seu trabalho. Melhor é contentar-se com o que os olhos vêem do que sonhar com o que deseja.
            Quanto mais palavras, mais tolices sem nenhum proveito. O bom nome é melhor do que o perfume mais caro e o dia da morte é melhor que o dia do nascimento. É melhor ir a casa onde há luto, do que a uma casa que há festas, pois a morte é o destino de todos, e os vivos devem levar isso a sério. A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. O coração do sábio está na casa do luto, mas do tolo na casa da alegria. É melhor ouvir a repreensão do sábio, do que a canção do tolo. O fim das coisas é melhor que o inicio e o paciente é melhor que o orgulhoso.
            Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no intimo dos tolos. Nunca pergunte “por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?”, porque não é sábio fazer esse tipo de pergunta, pois tudo muda. Não seja excessivamente justo, nem demasiadamente sábio. Não seja ímpio e nem tolo. A sabedoria torna o homem mais poderoso. Não há um justo sobre a Terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque. Não dê atenção a tudo que o povo diz, pois pode ouvir o seu próprio amigo falando mal de você; e em seu coração você sabe que também fala mal dos outros.
            Nunca se apresses em deixar a presença do seu mestre, nem se levante a favor de uma causa errada. O coração do sábio sabe a hora e a maneira certa de agir.
            Quando os crimes não são castigados, logo o coração do homem se enche de planos para fazer o mal. O ímpio pode viver uma vida longa, mas sabemos que é melhor fazer o bem.
            Desfrute a vida. Debaixo do Sol não há nada melhor para o homem do que comer, beber e alegrar-se. Ninguém é capaz de entender a natureza e por mais que se esforce para descobrir o sentido das coisas, o homem não encontrará. O sábio pode afirmar que entende, mas na realidade não consegue entender.
            Coma com prazer a sua comida, beba com o coração alegre. Esteja sempre vestido com roupas limpas. Desfrute a vida com o homem ou a mulher que ama, pois quando estiverdes na sepultura não haverá atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.
            Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre tem comida; os prudentes nem sempre tem prestígios; pois o tempo e o acaso afetam a todo. Ninguém sabe quando virá a sua hora.
            Embora a sabedoria seja melhor do que a força, a sabedoria do pobre é desprezada, e logo suas palavras são esquecidas. As palavras do sábio devem ser ouvidas com mais atenção, do que os gritos de quem dominam sobre os tolos. A sabedoria é melhor do que as armas de guerra. O coração do sábio se inclina para o bem, mas o do tolo para o mal.
Tudo volta para você. Quem cava um poço cairá nele; quem arranca pedras com elas se ferirá; quem com ferro fere, com ferro será ferido. Fale pouco! Até mesmo os cavalos precisam que se coloquem freios em sua boca.
Alegra-se, jovem, na sua mocidade. Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude. Siga por onde seu coração mandar, até onde sua vista alcançar; mas saiba que para todas as coisas haverá julgamento. Afaste o seu coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros. Aproveite, antes que os dias difíceis se aproximem.
                                 Nessa vida tudo é vaidade! Nada faz sentido!

0 comentários:

Postar um comentário